Abertura

"A experiência demonstra que o sucesso se deve menos à capacidade de que ao entusiasmo. O vencedor é aquele que se entrega de corpo e alma ao trabalho."
Charles Burton

Todo profissional deve examinar o mercado de trabalho da mesma forma que um empresário procura oportunidades para oferecer seus produtos. O sucesso da colocação desse produto "ele próprio" dependerá do autoconhecimento, de um plano de desenvolvimento pessoal, e do empenho para vender esse potencial. É necessário demonstrar a todos uma disposição para realizar qualquer coisa, para qualquer um, a qualquer momento em qualquer lugar.
"Wei Ji" - Risco e Oportunidade
Nas grandes mudanças da nossa vida profissional temos que aprender a identificar que tipo de oportunidade está presente em cada crise. Em chinês "Wei Ji" significa crise e é composto de dois ideogramas menores: "Wei" que representa risco e "Ji" oportunidade. Lamentavelmente, o momento psicológico provocado por demissões, transferências e troca de departamento nos leva a visualizar apenas a componente "Wei" do perigo, das desvantagens, dos riscos e das perdas. Em certos casos, até uma promoção pode provocar efeito semelhante. Precisamos aprender a concentrar nossos esforços na descoberta das oportunidades, muitas vezes invisíveis, que estão presentes em toda a crise. Elas aparecem sob a forma de um tempo para cuidar melhor da saúde ou aprender alguma coisa nova; um momento para refletir e planejar a vida pessoal; um período para descobrir ou desenvolver uma fórmula de sucesso pessoal.
"Vidabilidade"
Para perceber o lado "Ji"- oportunidade das crises, precisamos desde já nos orientarmos para o desenvolvimento de uma rede de relacionamento pessoal; aprendizagem de métodos, técnicas e ferramentas úteis no mercado de trabalho; e mais do que tudo desenvolvimento do equilíbrio emocional e aprimoramento como ser humano. Se empregabilidade for apenas a capacidade de colocação rápida em qualquer organização para desempenhar função vocacionalmente coerente, estamos falando, então, de algo bem mais amplo. Quem sabe a "vidabilidade" - habilidade para levar uma vida prazerosa que com certeza engloba a empregabilidade.
Postura de Fornecedor
Para que possamos levar a efeito, desde já, um programa orientado para a "empregabilidade", temos que escolher a postura mais adequada ao nosso estilo pessoal. Podemos nos imaginar como "fornecedores" do nosso empregador e como tal a satisfação do do nosso "cliente" estará sempre em primeiro lugar e será avaliada a cada instante pelo elemento de contato direto que é o nosso gerente imediato. Com ele devemos manter o melhor relacionamento possível. Cuidadosamente, podemos analisar quem são por ordem de importância os outros fios de ligação com o esse "cliente". É uma relação cheia de privilégios. Como empregados, somos "fornecedores" protegidos por legislação e recebemos pontualmente a cada fim de mês, alguns até sem vínculo com a produção ou a qualidade do serviço. Seguindo essa linha de analogias concluiremos que se tivéssemos tempo e o contrato de trabalho fosse realmente um acordo de parceria seria vantajoso atender "outros clientes". Por isso, vale a recomendação de procurar mais um serviço desde que seja alinhado com a verdadeira vocação.
Postura de aprendiz
Outra forma de iniciar, é encarar crises organizacionais, como oportunidade de aprendizagem. Estamos recebendo salário para aprender. Aprender a encarar os desafios das mudanças. Aprender a identificar oportunidades invisíveis. É uma preparação para enfrentar situações difíceis onde quer que estejamos: outro departamento, outro local de trabalho, outra empresa, ou nosso próprio negócio.
Irradiando energia vital
Sabemos que a entrevista se tornou a fase mais importante na seleção final de candidatos. Sabemos também que a energia vital irradiada pelo candidato é fundamental para sua escolha. Sabemos também que quem sai insatisfeito de um empresa, deixa parte de sua energia para trás. Se assumirmos a postura de "fornecedor", falaremos das nossas últimas experiências dando apoio aquele nosso "ex-cliente", se assumirmos a postura de "aprendiz" comentaremos as oportunidades desenvolvimento que tivemos. Seja como "fornecedor" ou "aprendiz" só conseguiremos mostrar a tremenda energia vital que adquirimos em todas as crises e até mesmo no processo desligamento. Para o entrevistador, seremos imbatíveis.
Recomendações para a rota da empregabilidade
Antes de assumir uma verdadeira postura de "fornecedor" ou "aprendiz" precisamos buscar, através de reflexão orientada, um equilíbrio na valorização de virtudes e aí então partirmos para o desenvolvimento de hábitos eficazes. De qualquer maneira aqui vão algumas recomendações para entrar na rota da empregabilidade de forma independente e isolada:
Sérgio Lins
Observação: compreensão parcial para quem não participou de curso.
©VSLins Consultoria - 09/06/00
Contexto
Em chinês "Wei Ji" significa crise e é composto de dois ideogramas menores: "Wei" que representa risco e "Ji" oportunidade.Produto Final
Como resultado cada participante, através de projeto individual, irá iniciar um processo de desenvolvimento pessoal para:
©VSLins Consultoria - 09/06/00

Vidabilidade é a habilidade para levar vida objetiva e equilibradamente prazerosa apesar das circunstâncias inibidoras.
"manter uma certa visão limitada ... prender-se a preferências e aversões... tornar-se perito em trivialidades e esquecer-se do que é importante..."
Evitar a "cegueira"... Entender o ambiente e o mercado de trabalho Buscar oportunidades como um empresário...
Como colocar o "seu" produto?
O que causou maior impacto?
Será que você sofre de ansiedade da informação? Como você reage ao...
Temas para reflexão:
"Usar as idéias de uma pessoa para iluminar outras é como o cego carregando uma lanterna...
- Um dia, caminhando pela selva, um homem encontrou um tigre feroz.
- Ele correu, mas logo chegou a beira de um penhasco.
- Descendo por um cípó, viu outro tigre lá embaixo.
- Então apareceram dois ratos e começaram a roer o cipó.
- Subitamente, ele viu um morango maduro e apetitoso.
- Ele o colheu e colocou na boca...
- Delicioso!
Recomendações:
Aprimorar-se amplamente: Virtudes, atitudes, hábitos
Projetar-se numa entrevista virtual
Descrever sua fórmula de sucesso:
Continuístas
copiam o que se faz
seguem padrões
cuidam do presente
resistem à mudança
resolvem problemas
Transformadores
fazem coisas novas
criam novos padrões
constroem o futuro
apoveitam a mudança
buscam oportunidades
Atleta
Análise
Lógica
Conhecimento
Eficiência
Disciplina
Melhorias
Projetos
Artista
Síntese
Intuição
Aprendizagem
Independência
Caos
Novidades
Bolações
Aventureiro
Exploração
Curiosidade
Experimento
Eficácia
Flexibilidade
Realizações
Utilidades
Persistência é muito menos assiduidade e insistência na busca por soluções do que o uso do juízo para aguardar a melhor ocasião para aplicá-las.
Resiliência é a capacidade de absorver o impacto das mudanças com um mínimo de comportamento disfuncional
Objetividade é o uso da imaginação e da consciência para decidir o que fazer com o tempo, talento e instrumentos que possuimos para trabalhar
Observação: compreensão parcial para quem não participou de curso.
©VSLins Consultoria - 09/06/00
Muitos administradores ofuscados pelo brilho do sucesso do passado, ou pela irradiação das forças do ambiente externo, não conseguem amortecer os impactos internos e muito menos visualizar formas de usar estas forças como alavancas para obtenção de negócios.