Tuesday, January 31, 2006

Desenvolvendo a Empregabilidade

Ensaio


Todo profissional deve examinar o mercado de trabalho da mesma forma que um empresário procura oportunidades para oferecer seus produtos. O sucesso da colocação desse produto "ele próprio" dependerá do autoconhecimento, de um plano de desenvolvimento pessoal, e do empenho para vender esse potencial. É necessário demonstrar a todos uma disposição para realizar qualquer coisa, para qualquer um, a qualquer momento em qualquer lugar.


"Wei Ji" - Risco e Oportunidade


Nas grandes mudanças da nossa vida profissional temos que aprender a identificar que tipo de oportunidade está presente em cada crise. Em chinês "Wei Ji" significa crise e é composto de dois ideogramas menores: "Wei" que representa risco e "Ji" oportunidade. Lamentavelmente, o momento psicológico provocado por demissões, transferências e troca de departamento nos leva a visualizar apenas a componente "Wei" do perigo, das desvantagens, dos riscos e das perdas. Em certos casos, até uma promoção pode provocar efeito semelhante. Precisamos aprender a concentrar nossos esforços na descoberta das oportunidades, muitas vezes invisíveis, que estão presentes em toda a crise. Elas aparecem sob a forma de um tempo para cuidar melhor da saúde ou aprender alguma coisa nova; um momento para refletir e planejar a vida pessoal; um período para descobrir ou desenvolver uma fórmula de sucesso pessoal.

"Vidabilidade"

Para perceber o lado "Ji"- oportunidade das crises, precisamos desde já nos orientarmos para o desenvolvimento de uma rede de relacionamento pessoal; aprendizagem de métodos, técnicas e ferramentas úteis no mercado de trabalho; e mais do que tudo desenvolvimento do equilíbrio emocional e aprimoramento como ser humano. Se empregabilidade for apenas a capacidade de colocação rápida em qualquer organização para desempenhar função vocacionalmente coerente, estamos falando, então, de algo bem mais amplo. Quem sabe a "vidabilidade" - habilidade para levar uma vida prazerosa que com certeza engloba a empregabilidade.

Postura de Fornecedor

Para que possamos levar a efeito, desde já, um programa orientado para a "empregabilidade", temos que escolher a postura mais adequada ao nosso estilo pessoal. Podemos nos imaginar como "fornecedores" do nosso empregador e como tal a satisfação do do nosso "cliente" estará sempre em primeiro lugar e será avaliada a cada instante pelo elemento de contato direto que é o nosso gerente imediato. Com ele devemos manter o melhor relacionamento possível. Cuidadosamente, podemos analisar quem são por ordem de importância os outros fios de ligação com o esse "cliente". É uma relação cheia de privilégios. Como empregados, somos "fornecedores" protegidos por legislação e recebemos pontualmente a cada fim de mês, alguns até sem vínculo com a produção ou a qualidade do serviço. Seguindo essa linha de analogias concluiremos que se tivéssemos tempo e o contrato de trabalho fosse realmente um acordo de parceria seria vantajoso atender "outros clientes". Por isso, vale a recomendação de procurar mais um serviço desde que seja alinhado com a verdadeira vocação.

Postura de aprendiz

Outra forma de iniciar, é encarar crises organizacionais, como oportunidade de aprendizagem. Estamos recebendo salário para aprender. Aprender a encarar os desafios das mudanças. Aprender a identificar oportunidades invisíveis. É uma preparação para enfrentar situações difíceis onde quer que estejamos: outro departamento, outro local de trabalho, outra empresa, ou nosso próprio negócio.

Irradiando energia vital

Sabemos que a entrevista se tornou a fase mais importante na seleção final de candidatos. Sabemos também que a energia vital irradiada pelo candidato é fundamental para sua escolha. Sabemos também que quem sai insatisfeito de um empresa, deixa parte de sua energia para trás. Se assumirmos a postura de "fornecedor", falaremos das nossas últimas experiências dando apoio aquele nosso "ex-cliente", se assumirmos a postura de "aprendiz" comentaremos as oportunidades desenvolvimento que tivemos. Seja como "fornecedor" ou "aprendiz" só conseguiremos mostrar a tremenda energia vital que adquirimos em todas as crises e até mesmo no processo desligamento. Para o entrevistador, seremos imbatíveis.

Recomendações para a rota da empregabilidade

Antes de assumir uma verdadeira postura de "fornecedor" ou "aprendiz" precisamos buscar, através de reflexão orientada, um equilíbrio na valorização de virtudes e aí então partirmos para o desenvolvimento de hábitos eficazes. De qualquer maneira aqui vão algumas recomendações para entrar na rota da empregabilidade de forma independente e isolada:

  1. Rescreva semanalmente a resposta à pergunta: "Quem sou eu, de modo que se eu deixasse de ser assim, sentiriam muita falta de mim."
  2. Faça um inventário das suas virtudes e analise os desequilíbrios decorrentes do excesso de valorização. Tipo: excesso de coragem conduz à imprudência.
  3. Diante das crises procure sempre o lado positivo da mudança; deixe sua mente fluir livre em busca da, sempre presente, componente "oportunidade".
  4. Decida e aja antecipando-se aos desafios, determinando os recursos, localizando a disponibilidade e negociando com firmeza.
  5. Use a imaginação para melhor alocar seu tempo, talento e instrumentos na realização de objetivos.
  6. Esteja sempre disposto a resolver problemas, aproveitar oportunidades, modificar métodos, adaptar soluções e admitir mudanças.
  7. Exercite sua coragem, iniciativa e força de vontade para manter o equilíbrio urgente x importante e assim colocar sempre o mais importante em primeiro lugar.
  8. Coloque corajosamente seus pontos de vista de forma clara, tenha muita consideração com as expectativas alheias e procure sempre uma alternativa que satisfaça a todos.
  9. Comece um diálogo sempre tentando compreender e só depois tente ser compreendido.
  10. Procure somar ao seu potencial as diferenças admiráveis dos que trabalham ao seu lado e produza assim um trabalho melhor.

Sérgio Lins

Observação: compreensão parcial para quem não participou de curso.

©VSLins Consultoria - 09/06/00


Cell Phone
Cell Phone